O que é Bissexualidade (Bisexualitàt)?

A noção de bissexualidade, introduzida por Freud na psicanálise a partir da influência de Wilhelm Fliess, sugere que todo ser humano possui, desde o nascimento, disposições sexuais tanto masculinas quanto femininas. Essas disposições não se referem apenas à atração sexual, mas também a traços de personalidade, comportamentos e identificações que são tradicionalmente associados a cada gênero, os quais tomam um rumo distintivo mediante as influências afetivas, traumáticas, culturais etc.

Para o pai da psicanálise, a bissexualidade é uma característica universal e inata, presente em todos os indivíduos, mas que, durante o desenvolvimento psicossexual, essa disposição bissexual entra em conflito com as pressões sociais e culturais que exigem a adoção específica de um desses papeis, movimento que acaba por moldar a identidade sexual e de gênero do indivíduo.

Um dos contextos mais importantes para a resolução desses conflitos é aquele em que se institui o complexo de Édipo, um dos conceitos centrais da teoria freudiana, já que, durante essa fase, a criança experimenta desejos sexuais e sentimentos de rivalidade em relação aos pais, o que a leva a identificar-se com o genitor do mesmo sexo e a internalizar os papéis de gênero, isto é, a forma como o complexo edípico é resolvido influencia a expressão da bissexualidade na vida adulta.


Como referenciar esta postagem: 

O QUE É BISSEXUALIDADE? In: LIMA, Frederico, 2025. Disponível em: <https://www.fredericolima.com.br/2025/04/o-que-e-bissexualidade-bisexualitat.html>. Acesso em: dia/mês/ano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Congresso Nacional sobre o Mal na Literatura

O que é Princípio de Realidade?

O que é Elaboração (Durcharbeitung)?

O que são Mecanismos de defesa?

O que é Princípio de Prazer?